quinta-feira, 19 de março de 2009

Tim Roth: da telona para a telinha

Por Luiz Manghi

O Mr. Orange de Cães de Aluguel (Quentin Tarantino, 1992) e assaltante apaixonado em Pulp Fiction (Tarantino, 1994), Tim Roth, agora está atuando em uma série americana. Não sei, mas isso me soa como uma quedinha de moral no showbizz cinematográfico. Assim, não sou profundo conhecedor do vai-e-vem de atores de séries para o cinema, ou vice-versa, mas, em minha opinião, o fluxo mais digno seria da telinha para a telona. Fazendo uma analogia com terras brasileiras, seria como Antônio Fagundes atuando na temporada 2009 de Malhação, que todo mundo sabe que é um estágio para novos atores, e fim de carreira para os mais experientes.

A série em questão é Lie To Me, da Fox, onde Roth interpreta o personagem principal, doutor Cal Lightman, um especialista em análise de linguagem corporal que presta serviço ao governo americano. Ele seria uma máquina da verdade em pessoa, nem adianta forçar não desviar o olho pra cima-esquerda quando tiver falando com ele, que ele vai notar sua respiração inconstante. Roth ainda atuou em outros filmes bastante relevantes tipo as refilmagens de Violência Gratuita (Michael Haneke, 2007) e Planeta dos Macacos (Tim Burton, 2001), e ainda foi indicado ao Oscar e Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em Rob Roy – A Saga de Uma Paixão (Michael Caton-Jones, 1995).

Lembro do caso de Wade Williams também, mas esse aí fica passeando, série, cinema, série, cinema, cinema...e não tem lá uma atuação muito memorável, em Ken Park (Larry Clark e Ed Lachman, 2002) ele está horrível. Posso está sendo exagerado, a Fox pode pagar bem o que for, a série ser das melhores já feitas no mercado americano, mas, para mim, isso é muito fim de carreira, Roth. Pelo menos é o personagem principal. Poderia ser pior.


Veja o vídeo promocional da série aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei meio injusta a comparação de "séries" brasileiras com as americanas... tá, é um ponto de vista de grandiosidade, sim, claro... sair do cinema para a tv é meio mal, até entendo. Mas é que a comparação entre as duas nem deveria existir, as novelitas brasileiras são um lixo (falo de malhação e companhia) e as séries americanas são dignas de baldes de pipoca e horas na frente da tv. tipo, vendo por esse ângulo não seria tão mal, sabe? Atores muito bons estão estrelando séries americanas, vale o exemplo de 24 horas... É uma opinião pessoal, obviamente, mas não vejo quase ninguem dizer que não viu prison ou lost (depois que viraram globais).

Mas, se fosse por aqui, do cinema para a tv, aí sim, que feio seria... rsrsrs

Anônimo disse...

Roth vai detonar aposto!

gostei do comentário da Dani. mas, concordo, iso é muito fim de carreira po!

abraços!
massa o blog.

Anônimo disse...

po massa essa série nova aí dele galera. eu ja andei dando umas sacadas, ele ta muito bem na 'telinha'. inclusive, mereceu muito esse papel de destaque.

falow

Rafaela disse...

Tim Roth sempre resistiu muito a ir pra TV, mas o assédio foi tamanho - e acredito que a proposta irrecusável, do ponto de vista financeiro - que ele não pôde mais dizer não. Não vejo como fim de carreira, afinal ele continua fazendo filmes grandiosos como youth without youth.
Tem sido até muito comum as emissoras convidarem atores mais experientes e menos mainstream para protagonizar suas séries, vide Hugh Laurie como Dr. House.
Ah sim, Lie to me é muito bacana!