quarta-feira, 11 de março de 2009

Palavra (En)cantada

Por Laís Sampaio

Dois anos depois de muita pesquisa e filmagem de entrevistas, chega em circulação nacional nesta sexta-feira 13, o documentário Palavra (En)cantada, de Helena Solberg e Márcio Debellian. O longa teve como ponto de partida um conceito de relacionar a música e a poesia na evolução da MPB, com um roteiro construído por uma narrativa de depoimentos, performances musicais e uma rica trilha sonora, chegando a ganhar o prêmio de "Melhor direção de longa-metragem documentário" do Festival do Rio, 2008.

O encantamento começa logo na abertura do documentário. Adriana Calcanhoto entoa versos de Arnaut Daniel, numa referência aos trovadores provençais do século XII, que integravam a palavra e o som. Logo em seguida, Lenine faz um depoimento de reflexão sobre a formação cultural brasileira, com aspectos de fusão entre o erudito e o popular.

"Não tenho pretensão de ser chamado de poeta. Não sou poeta". Chico Buarque se isenta desta autoridade, instantes depois da afirmação do grande letrista Paulo César Pinheiro, quanto ao status no qual Chico faz parte. O próprio Chico Buarque ressalta o valor dos compositores sem formação literária, oriundos dos morros, como Cartola (1908 – 1980). Já Martinho da Vila, mostra uma visão crítica nos seus depoimentos sobre a violência das periferias, afirmando que ela diluiu a força poética, hoje traçada no funk e rap. Ao mesmo tempo, o rapper Ferréz, defende a vertente do rap e toda a valorização histórica: "O rap é a continuação do cordel". Levando em consideração a cultura nordestina, Arnaldo Antunes reverência os cantadores repentistas do nordeste, de uma forma singular e ousada.

Palavra (En)cantada é um documentário formado de raridades históricas. Apresenta imagens inéditas da encenação de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto (1920 – 1999), no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966; restauração da gravação produzida nos anos 40, que mostra Dorival Caymmi cantando e tocando “O Mar” ao violão, canção essa escolhida pelo próprio como a mais representativa do conjunto de sua obra; depoimento histórico de Caetano Veloso no Festival Internacional da Canção, da Record, em 1967, onde ele fala de sua inspiração ao compor “Alegria, Alegria” e ressalta o uso da guitarra na música brasilieira; afirma o papel do Tropicalismo na ruptura das tradições e o uso da liberdade poética, usufruída até hoje pelos compositores.

O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan.

É uma festa para os olhos e ouvidos, que percorre em uma viagem histórica da relação da música com a poesia, de forma envolvente e surpreendente. Como afirmou Adriana Calcanhotto: “Não vamos cair numa discussão infértil: se poesia é mais que letra de música, se letra de música é poesia... Eu acho a vida curta, não tenho tempo para esta questão.” Então, vamos aproveitar a vida para (en)cantar a todo momento!

Um filme de: Helena Solberg e Marcio Debellian
Direção: Helena Solberg
Duração: 86 min


Sexta-feira 13, em todos os cinemas do Brasil.

Nenhum comentário: