terça-feira, 10 de março de 2009

Linha de passe

Por Aline Fontelli

Dez anos depois do seu aclamado longa, Central do Brasil, Walter salles, agora em parceria com Daniela Thomas, volta a tematizar o drama de uma família suburbana do interior de uma metrópole. Sem grandes inovações no que contam, ao menos nos deixam apreciar de suas boas relações com a fotografia. Ainda assim, os filmes produzidos de uns tempos para cá, sempre tem dado a sensação de "acho que já vi isso antes" (um lapso - que vem sendo frequente - de inovação, talvez?)

Apesar de esteticamente atraente (e isso não é novidade nas películas de Walter), o filme peca no roteiro. Histórias de famílias necessitadas que moram no interior no Brasil já estão um tanto quanto "assistidas" e, quando se quer unir futebol e cinema é preciso uma preponderância enorme, senão o risco é cair na história do menino pobre que cresceu na vida investindo no seu futebol e ajudou a família (uma espécie de Dois filhos de Francisco futebolístico - aí me poupe!)

As atuações intensas dos quatro personagens principais, que parecem mais sobreviventes do que viventes, teve a dose certa. E, claro, um certo destaque para Sandra Corveloni (brilhante, é verdade) que, merecida do prêmio de melhor atriz (Cannes, 2008), dribla a chatisse dos primeiros minutos, que parece que vai acompanhar todo o filme (mas não é tão mau assim).

Salvo pela belíssima fotografia de Mauro Pinheiro (repito), eu diria que Linha de Passe é quase uma espécie de Central do Brasil, denso, lento e acinzentado (porém, piorado).


Ficha técnica:


Direção:
Daniela Thomas, Walter Salles
Elenco: Vinícius de Oliveira, João Baldasserini, José Geraldo Rodrigues, Kaique de Jesus, Sandra Corveloni
Duração: 108 minutos

- Veja trailer


Nota: 7,0

Um comentário:

Cineclube Revezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.