quinta-feira, 26 de março de 2009

Quarenta anos do Woodstock e o presente é cinematográfico

Por Luiz Manghi


Este ano o Festival de Woodstock completa quarenta verões e os cinéfilos, e os rockeiros também, é que recebem os presentes. Ang Lee lançará, ainda este semestre, o filme Taking Woodstock e ainda será feita uma reedição do filme Woodstock: 3 Days of Peace and Music (Michael Wadleigh, 1970).

Pois bem, mais uma incursão de Ang Lee no cinema e pela terceira vez o homossexualismo será abordado em um de seus filmes. É um Bono Vox das causas de gênero e em versão diretor de cinema. Lee já estreou como diretor abordando a causa gay.
O Banquete de Casamento (1993) conta a história de um adolescente taiwanês que vive nos EUA e esconde dos pais a homossexualidade. Daí seguiu na mesma linha com o aclamado O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e agora fez Taking Woodstock.

A história do novo longa metragem de Lee é baseada no romance biográfico de Elliot Tiber, um designer de interiores gay, herdeiro de um hotel no campo que se vê na obrigação de administrar o negócio dos pais, contra a própria vontade. Ao saber do show que iria acontecer bem ao lado de seu hotel, e de se interessar por toda aquela história de amor livre, Tiber decide ajudar na organização e alojar boa parte dos músicos e organizadores do festival em seu hotel.

E como eu já havia avisado, os rockeiros de plantão também recebem presente! A reedição de
Woodstock: 3 Days of Peace and Music terá quarto horas de duração e a inclusão de dezoito atuações inéditas, entre elas: Creedence Clearwater Revival, The Grateful Dead, The Paul Butterfield Blues Band, Mountain e Johnny Winter.

-
Veja o trailer de Taking Woodstock aqui

Nenhum comentário: