quinta-feira, 19 de março de 2009

Cineclube Coliseu retoma as atividades em grande estilo

Por Gabriela Alcântara

O Cineclube Coliseu, do Sesc de Casa Amarela, retoma as suas atividades em 2009 com a exibição, no último sábado desse mês, dia 28, com mostras ligadas ao Festival do Minuto entre 2007 e 2009, sendo elas: "Ser Nordestino", "Acabou a Gasolina", "Cidades" e "Internacional: 60 Minutos do Mundo". O cineclube selecionou os melhores trabalhos que foram realizados em torno destes temas, dentro do tempo-limite de 60 minutos, que é a marca do festival.

O cineasta Marcelo Masagão criou em 1991 o Minuto Brasil, primeiro Festival do Minuto do mundo, e que acabou por inspirar o surgimento de festivais semelhantes em mais de 50 países. Com 16 anos de existência, o festival já recebeu vídeos de diretores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Ensaio sobre a cegueira), Tata Amaral (Um céu sem estrelas), Beto Brant (O Invasor, Cão sem dono) e Fernando Bonassi (roteiro de Desmundo). Ao todo, foram mais de 10 mil trabalhos recebidos, vindos de 40 países.

O Coliseu exibirá 145 destes trabalhos, sendo 25 da mostra “Ser Nordestino” e 28 vídeos de “Acabou a Gasolina”. Já “Internacional” trará 60 obras, enquanto “Cidades” vem com 32 curtas.

O Festival do Minuto deixou de ser um evento anual, e é agora realizado de forma permanente. Todo mês o melhor minuto ganha um prêmio, sendo o deste mês um celular Nokia para o tema livre, por exemplo, e os primeiros vídeos selecionados ganham DVDs. Os trabalhos são analisados por uma curadoria, e depois vão para o site: www.festivaldominuto.com.br.

As sessões do Cineclube Coliseu são gratuitas e acontecem no Cine Sesc, seguidas de bate papo com os realizadores pernambucanos. Abaixo, segue a programação e maiores informações.


Festival do Minuto - Cineclube Coliseu

14h - Internacional: 60 Minutos do Mundo
15h30 -
Ser Nordestino/Acabou a Gasolina/Cidades

O Cine Sesc fica na Av. Professor José dos Anjos, 1109, Casa Amarela. A entrada é pela Avenida Norte.

Mais Informações: 3267-4410/3267-4400/8818-3672/ rdourado@sescpe.com.br


Foto: "Enquanto isso..." da mostra, Acabou a Gasolina.

Nenhum comentário: