terça-feira, 28 de abril de 2009

Filme de Costa-Gavras divide opiniões no Festival

Por Gabriela Alcântara

O diretor Konstantinos Gavras, conhecido mundialmente por seus filmes críticos como Amém (Amen), Z, O Quarto Poder (Mad City), entre outros, esteve ontem no Cine-PE para apresentar o seu último filme: Eden À L’Ouest (Éden ao Oeste), uma ficção de 2009 que fala sobre os imigrantes ilegais na França e o tratamento que eles recebem.

A película de Gavras fugiu um pouco do tom dramático comum aos seus filmes, tratando a temática com toques de humor e uma narrativa mais leve, porém sem perder a sensibilidade e o tom crítico e inteligente. Com algumas sacadas geniais em meio ao humor, Éden ao Oeste conta a história de Elias (Riccardo Scamarcio), um imigrante ilegal que deseja ir a Paris em busca de emprego.

Graças à mudança de tom na narrativa, o filme de Costa-Gavras acabou por dividir opiniões entre os espectadores, que já estavam acostumados com o tom mais sério de seus trabalhos anteriores. Pedro Correia de Araújo, 19 anos, disse esperar mais de um filme de Gavras. Já Milton Raulino, 20 anos, gostou do uso do humor e da leveza para explanar algo que é polêmico.

Não é de se estranhar as opiniões divididas em relação a um filme de Costa-Gavras, diretor que sempre teve seus filmes extremamente criticados ou aplaudidos. Mas como todo cinéfilo sabe, cinema é polêmica, e se um filme não gera discussão, então não é um bom filme, é novela das oito.


Foto: Cena de Éden ao Oeste

Um comentário:

Lorena Tabosa disse...

Cinema, absolutamente, tem que gerar discussão. De novela das oito, já temos mais do que gostaríamos!