quarta-feira, 29 de abril de 2009

Curtas do cotidiano urbano

Por Laís Sampaio

Um pequeno momento de prazer que representa um longa. Quase isso é a proposta dos curtas no Cine PE. A noite da terça-feira foi marcada de curtas com passagens do dia-a-dia na Mostra Competitiva de Curtas Digitais e em 35MM.

Selos, de Gracielly Dias (CE), é repleto de metáforas quanto à história de um menino de família humilde que com a ajuda do carteiro coleciona selos, mas que ao descobrir o caso de sua irmã com o seu “ajudante a colecionador”, bloqueia seus sentimentos e coloca um ponto final nessa viajem ao mundo.

6.5 Megapixels, de Michelline Helena, Gláucia Soares e Janaina de Paula (CE), relata sucintamente por um postal em preto e branco (a verdadeira imagem da cidade), o boletim de ocorrência depois de um roubo da câmera fotográfica de 6.5 megapixels em uma praia turística de Fortaleza. Simples, porém esteticamente cinematográfico. O diálogo é produzido pela própria diretora do curta digital e foi feito para seu curso de especialização.

Distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo (RJ), que é uma parceria com o grupo coletivo Nós do Morro (RJ) mostrou que a produção da sétima arte “engrandece” com uma participação global (o ator André Gonçalves faz uma pequena aparição) do eixo Rio-São Paulo e narra a observação de Ivan com os dias em seu bairro. De boa fotografia, o curta mostra fatos reais de uma visão infantil perante o mundo de hoje.

Um pequeno clichê, mas curta o curta. É esse o propósito das exibições que com o decorrer da semana, esperamos mais inovação e destaque.

Nenhum comentário: