
Chico Diaz, ator consagrado, nascido no México, trabalhou em cinema, televisão e teatro, e faz parte do elenco do longa-metragem, que foi exibido pela primeira vez ao grande público da noite.
Ele já participou de diversas edições do festival, e em rápida entrevista falou sobre sua carreira.
Chico trabalhou com grandes nomes do cinema nacional e também do cinema pernambucano, como Cláudio Assis e Paulo Caldas.
Também atuou em 'Baile perfumado', um clássico do cinema local, e que serviu como um divisor de águas para o cinema de Pernambuco, retomando com mais força as nossas produções, depois do período de inércia pós Ciclo do Recife.
Aline Fontelli - Diante de todo esse histórico, como Chico Diaz está atualmente?
Chico Diaz – Como é que eu ‘tô’? Eu estou bem obrigado! Bem acompanhado. (Ele brinca, se referindo a atriz Maria Padilha e a sua esposa e também atriz Silvia Buarque, que estavam no local). E fazendo alguns filminhos por aí, não estou acompanhando a nova safra do cinema pernambucano porque não está dando, mas está tudo certo.
A – Hoje você prefere trabalhar em cinema ou em TV?
C – Um pouquinho de cada um. Ficar mudando de suporte pra suporte. Primeiro televisão, depois teatro e cinema e ficar voltando, é o que interessa ao ator. Vir de diferentes qualidades de meio. Em televisão muita cena pra decorar, muito trabalho, no cinema também e no teatro o público vibra, então tento me mover por esse três.
A – Qual o seu próximo projeto dentro do cinema?
C – Estou filmando 'Sudoeste' do Eduardo Nunes, no Rio de Janeiro, estreando 'Moby dick' do Aderbal Freire, no Rio de Janeiro e estou lançando 'Saens Peña' que está aqui agora e um outro que se chama 'O sol do meio-dia' da Eliane Gauze.
A – E fazendo cinema, o que é mais gostoso e o que é mais trabalhoso?
C – O que é mais trabalhoso é esperar, é não fazer nada. É ficar esperando. E o que é mais gostoso é trabalhar bem, contracenar bem, viver em equipe. Acho que o grande barato do cinema é viver em equipe, cada um com sua função, parecendo uma ‘maquininha’ toda bem lubrificada, é isso.
A título de curiosidade, 'Praça Saens Peña' conta com a participação especial do cantor Aldir Blanc e ainda tem no elenco principal Maria Padilha, Gustavo Falcão e Isabela Meirelles. O diretor conta que a ideia do roteiro surgiu de experiências dele mesmo, no bairro da Tijuca.
Quem não conferiu o longa na programação do festival, agora só resta esperar entrar em circuito nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário