domingo, 3 de maio de 2009

'Estranhos' de Paulo Alcântara é bem recebido pelo público do Cine PE

Por Aline Fontelli

A noite do sábado no Cine PE superou o grande público da sexta-feira. Com o teatro do Centro de Convenções lotado, quem compareceu a 13° edição do festival acompanhou a Mostra Cel.U.Cine e os curtas digitais e em 35mm, que iniciaram as competições.

A última exibição da noite foi do longa-metragem baiano ‘Estranhos’ do diretor Paulo Alcântara, que com um roteiro simples, conseguiu agradar incrivelmente o público do festival, famoso pelas suas críticas rigorosas. O filme foi o último longa exibido dentro da categoria a disputar o Troféu Calunga pela mostra competitiva de longas-metragen
s.

Também esteve presente no evento e promovendo o filme, o ator Jackson Costa, que está no elenco do longa. Ele já participou de produções da Rede Globo, como as novelas Paraíso e Duas Caras.

O diretor até que foi feliz em acertar numa história que conta de forma cômica várias histórias dentro do uma só. Coisa bastante comum dentro do cinema. Uma professora primária que quer rever as filhas que estão com o pai alcoólatra, e é cortejada pelo açougueiro e pelo diretor da escola onde trabalha. Uma ex-prostituta que apanha do marido, mas se contenta com o fardo. Um assaltante gay e o seu parceiro. Duas crianças que estão descobrindo o primeiro amor. E um “louco” apaixonado. Enquanto os personagens se revelam ao público, o drama (que acaba não parecendo bem um drama) da história aumenta. No fim, todos acabam no mesmo lugar, com um trágico fim (que está mais pra feliz).

Diante das opiniões fora do teatro, eu diria que Paulo Alcântara acertou a medida da adaptação de ‘Estranhos’, que foi roteirizado para a realidade baiana por Carla Guimarães. O roteiro original é do espanhol - peruano Santiago Roncagliolo. Vale salientar que elenco do filme é quase todo de atores baianos, com exceção da atriz mineira Mariana Muniz.

Um comentário:

PEDRO LIRA disse...

BOM,EU NÃO VI O FILME MAS O COMENTÁRIO DE ALINE JÁ DÁ UMA IDÉIA LEGAL DO QUE SE ESPERAR.NOTA 10