sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lars and the real girl

Por Alexandre Cunha


A capacidade artística de Ryan Gosling é inegável (a Academia lembrou-se disso uma vez). Mas o que mais me deixa impressionado é a inteligência - e audácia - do ator na escolha de seus projetos. Seria até comum se Gosling, depois de mundialmente famoso, vestisse a camisa hollywoodiana e penetrasse no universo dos blockbusters. Porém, o ator de 27 anos parece não se importar com as fantasias reais oferecidas por Hollywood. E rejeitar tais "oportunidades" conseguindo ainda assim manter-se entre os melhores atores de sua geração é algo extremamente elogiável.

O filme gira em torno de Lars Lindstrom, um tímido rapaz que parece, muitas vezes, incapaz de até mesmo falar, tamanha a insegurança e isolamento do mesmo. Porém um dia ele diz ao irmão (Paul Schneider) e à cunhada (Emily Mortimer) que levará sua namorada para jantar com a família, causando divergentes sentimentos em seus parentes (aquela alegria mesclada à curiosidade e à tensão de ocasiões como a descrita acima). E, por mais absurdo que pareça, a namorada de Lars é... uma boneca inflável. Nesse momento muitas pessoas julgam a produção como algo sem-noção, rídicula, entre outros adjetivos desfavoráveis. No entanto, a façanha do projeto é basicamente essa: conseguir fazer de um universo teoricamente absurdo o mais real e comovente possível. Eu, particularmente, nunca imaginei que, um dia, me emocionaria em ver um homem chorando por uma boneca doente. E a delicadeza em que o filme retrata essa "irracionalidade" é tocante.
O belo roteiro - indicado ao oscar - de Nancy Oliver e a sutil direção de Craig Gillespie se engrandecem com a maravilhosa atuação de Ryan Gosling. O ator cria um Lars complexo, introspectivo, sem em momento alguém apelar para o melodrama. É daqueles personagens que você torce para que existam iguais ou semelhantes no dia-a-dia real. Contando ainda com um grupo de atores coadjuvantes muito competente, Lars and the Real Girl (2007) é um belíssimo filme ainda inédito no Brasil. O filme tinha previsão de estrear no país ano passado, mas isso não ocorreu. Portanto, recorram aos meios alternativos e apreciem cinema de qualidade.


Ficha técnica:

Título original: Lars and the real girl
Direção: Craig Gillespie
Duração: 106 minutos
Elenco:
Ryan Gosling, Emily Mortimer, Paul Schneider, Kelli Garner, Patricia Clarkson


- Veja trailer

Nenhum comentário: