quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Antes que o diabo saiba que você está morto

Por Luiz Manghi

Ao ler a primeira sinopse de Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (Sidney Lumet, 2007) e ver ali mais uma historinha de drama familiar, confesso que o que me chamou atenção mesmo foi apenas o título do filme. Decidi que iria vê-lo, títulos bons me atraem. Entro na sala de cinema, me acomodo e começa a projeção. Dez minutos de filme, um assalto a uma joalheria e um flashback depois, penso: ih, esse filme realmente não vai muito longe. Mas preciso de apenas alguns outros minutos de sessão e outras idas e voltas da história para ver que estou errado.

O argumento do filme e o uso dos flashbacks não podem ser considerados tão inovadores assim certamente, mas o encadeamento que Lumet propicia aos fatos é de uma sacada que justifica os cinqüenta anos de cinema do diretor. Você não consegue piscar o olho, mas não se trata de milhares de cenas sobrepostas num ritmo freneticamente hollywoodiano, não. Lumet elege o assalto da joalheria como fato principal e a partir daí vai introduzindo os personagens e ligando-os ao dia do roubo.

Andy (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas e o mentor do episódio. Precisando de dinheiro, ele propõe ao irmão Hank (Ethan Hawke) que assalte a loja da família. Hank também precisa de dinheiro e aceita a proposta. O plano parece perfeito, ninguém sairia machucado, nem no prejuízo. Mas as coisas não acontecem como o esperado. Charles (Albert Finney) é o pai de Andy e Hank e agora luta pra saber quem assaltou a joalheria e matou sua esposa. As evidências vão conduzindo-o aos criminosos e a trama vai se aproximando do desfecho espetacular.

Entre drogas, traições, dívidas e um assaltante que coloca um Death Metal antes do assalto pra “entrar no clima do personagem”, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto é certamente um dos melhores filmes que vi este ano.


Ficha Técnica

Título original: Before The Devil Knows You're Dead
Elenco:
Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei
Direção:
Sidney Lumet
Duração:
117 minutos

- Veja trailer.

Nenhum comentário: